Total de visualizações de página

Sou muito humorado. Se bem ou mal, depende da situação...

Em 1989 o HIV invadiu meu organismo e decretou minha morte em vida. Desde então, na minha recusa em morrer antes da hora, muito aconteceu. Abuso de drogas e consequentes caminhadas à beira do abismo, perda de muitos amigos e amigas, tratamentos experimentais e o rótulo de paciente terminal aos 35 quilos de idade. Ao mesmo tempo surgiu o Santo Graal, um coquetel de medicamentos que me mantém até hoje em condições de matar um leão e um tigre por dia, de dar suporte a meus pais que se tornaram idosos nesse tempo todo e de tentar contribuir com a luta contra essa epidemia que está sob controle.



Sob controle do vírus, naturalmente.



Aproveite o blog!!!



Beto Volpe



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A insustentável leveza da AIDS

Descrição da imagem: o personagem Eric Cartman com sua touca azul, camiseta vermelha com o laço da luta contra a AIDS e a expressão, em inglês: "Eu tenho AIDS (e tudo que eu recebi foi essa porcaria de camiseta)"

 




'A AIDS agora é uma doença crônica, assim como o diabetes.'
 
 
Creio que todo mundo já tenha ouvido essa frase, tão confortante para uma epidemia que há pouco tempo era considerada a praga do século. Quem dera soluções de grande porte fossem simples assim. Todos estaríam celebrando a queda nas barreiras trabalhistas e abrindo mão dos recursos junto à previdência. Nosso tratamento, cujos efeitos colaterais seriam de pleno conhecimento da ciência, poderia ser feito na UBS mais próxima de nossa casa, com equipes absolutamente preparadas e o preconceito não teria mais razão de existir, permitindo o atendimento ético e sigiloso dentro da própria comunidade. Antes fosse. A idéia de que a AIDS está sob controle é o segundo grande equívoco cometido no enfrentamento à epidemia, o primeiro foi classificar indivíduos em grupos de risco, sem levar em conta suas variantes sociais e pessoais.
 
 
Realmente, com a introdução do coquetel de medicamentos houve um grande avanço. A mortalidade despencou, as pessoas voltaram a viver com HIV e, sobretudo, a ter perspectivas na vida. A saúde pública celebrou a sobrevivência de um sistema que já antevia seu colapso, a sociedade civil organizada deixou de pautar a AIDS em suas discussões e a população voltou ao seu normal, como se houvesse acordado de um pesadelo e que agora não precisava mais se preocupar com o HIV. Uma aura de leveza passou a cercar o assunto que, de tão indelével, sumiu da mídia, das prioridades governamentais e da prevenção por parte da população.
 
 
A realidade que vivemos hoje é bem diversa da apregoada pelo ex-melhor programa de AIDS do mundo, tanto que foi seriamente advertido por três órgãos da ONU pela banalização como vem sendo tratada a epidemia no Brasil, o que já estaria apresentando retrocessos em todas as frentes. O aumento de casos entre a população jovem homossexual e a infecção de trinta mil pessoas ao ano são apenas dois indicadores de que há algo de podre na estratégia de prevenção ao vírus HIV. O atendimento especializado em AIDS assiste a seu desmonte e já tem anunciada a descentralização para a rede básica dos pacientes em situação 'confortável', segundo técnicos do Ministério da Saúde. E quanto aos direitos, todos estão sendo derrubados, seja no transporte público, na previdência social ou no âmbito trabalhista.
 
 
Em um programa humorístico de TV, South Park, o mais arrogante e egoísta dos quatro jovens protagonistas contrai HIV. Imediatamente, ele organiza um show de Elton John em seu benefício e, diante da quase nula freqüência e da ausência do astro que teria ido fazer um show para as vítimas do câncer, ele dispara: 'Cacete, eu tinha que pegar essa doença logo quando ninguém mais fala dela?'. O humor, uma vez mais, atinge em cheio o âmago da questão.
 
 
Não são somente os medicamentos que apresentam efeitos colaterais, atitudes também. Os remédios estão alterando nosso metabolismo e provocando o envelhecimento precoce das pessoas vivendo com HIV/AIDS. Também é sabido que a presença do vírus provoca uma sorrateira e inesperada progeria, encurtando nosso caminho rumo à terceira idade. Considerar a AIDS como uma doença crônica ou sob controle é, no mínimo, irresponsabilidade perante a população e soberba com os mistérios que a AIDS ainda guarda para nós.

 
Que desvende o véu e seja revelada a insustentável leveza da AIDS



Beto Volpe



 

7 comentários:

  1. Parabens, gostei do artigo do seu artigo de opiniao. Pois trata a Aids de uma maneira correta ao meu ver. Fico chateado quando vejo pessoas q apenas criticam a nomenclatura doença cronica e tocam o terror dizendo que o tratamento quase nada evolui. Realmente, talvez o termo Doença cronica talvez nao seja o melhor mas nao é errado.Eu ME contaminei com o virus esse ano. E em nenhum momento pensei vou fazer sexo sem camisinha pq a aids hj é uma doença cronica eba! Francamente, ao meu ver o termo cronica é consolo apenas para os que ja estão infectados. Nao acredito que ele seja o culpado pelo desleixo dos jovens. O problema e bem maior. Nao tenho um convivio com pessoas com hin nao participo de ongs . Mas espero futuramente fazer uma pesquisa de perfil epidemiologico e verificar a fundo esta questão. Contudo, sinceramente, nao acho q a mudança da classificaçao da doença irá mudar a epidiemia. Espero estar errado. Depois escrevo mais e melhor . Estou em processo de amadurecimento com relaçao a tudo q aconteceu comigo. Forte abraço e parabens pelo blog. Tenho esperança de um dia escrever aqui sobre a cura e comemorarmos um dia todos juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo, tudo bem? Como tá o amadurecimento? Abração!

      Excluir
  2. Epidemiologia muito me interessa, vamos conversar. Abração.

    ResponderExcluir
  3. A Rede Globo não toca no assunto de AIDS nem no dia 1º de dezembro.As matérias apresentadas no Fantástico estão cada mais irrelevantes para a sociedade.Mandei um email para a emissora com meu desabafo. Matérias com vc tem que ser feitas pela BBC, aguarde!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que você deu uma excelente idéia......

    ResponderExcluir
  5. Impressionante como poucas pessoas se preocupam com AIDS nos dias de hoje. Os jovens então... nem se fala!
    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Defendo a idéia de que é um equívoco a classificassão da AIDS como doença crônica e inclusive participo de uma rede social para soropositivos onde fiz uma postagem a respeito há algum tempo. Hj postei seu texto lá para reforçar a idéia ( com creditos obviamente, mas se vc não concordar excluo sem problemas...rs). Na época em que postei recebi praticamente apenas críticas sendo que uma em especial o autor se utilizou de dados estatísticos ( TME: Taxa de Mortalidade Específica ) para fundamentar seus argumentos. Ele foi infeliz por que tenho formaçao em matemática e desmontei a argumentação, uma vez que não importa quantos morrem disso ou daquilo em um ano e sim o quão letal uma doença é (até morte por assasinatos constavam na estatística...rs). O que eu percebi analizando as respostas como um todo é que quem defende a AIDS como sendo crônica são pessoas que não passaram por dificuldades na adesão ao tratamento (muitos nao se adaptam a algumas combinações por exemplo). Em média parecem usufruir de condição financeira confortável e também atividades laborais com horario flexivel, ou seja, não vai faltar dinheiro para pegar um ônibus para ir as consultas ou retiradas de medicação e nem terão problemas para dar aquele "jeitinho" na hora de se afastar do trabalho sem levantar suspeitas nem ter que dar satisfações aos empregadores. A classificaçao como crônica para estes parece ser conveniente pois é confortante e acredito que alivia o "peso na consciência" por terem se descuidado na hora da contaminação pelo HIV. O que não percebem é que para a maioria dos portadores, cuja realidade pessoal é totalmente diferente, as dificuldades de se levar a vida normalmente sem prejuizos em vários ambitos das suas vidas é gigantesca. A depressão por exemplo é um problema comum entre os portadores do HIV. Quantos dispõem de tempo e dinheiro para um tratamento psiquiatrico? E esse é apenas um cenário entre muitos que as vezes nem imaginamos. Então eu penso que defender a AIDS como crônica, no caso dos próprios portadores da doença, é uma falta de empatia com quem compartilha conosco a sorologia e não dispõe das mesmas condições para conviver com a AIDS como se ela fosse crônica. Precisamos parar de olhar para nossos próprios umbigos e sermos mais altruístas. Por que se nós mesmos, os soropositivos, nao fizermos isso, nem a sociedade nem o governo farão.

    ResponderExcluir