Pessoal, o foco da matéria é o aspecto econômico, tanto que o editor é de 'Mercado' (aspas da reportagem). Mas existem dramas terríveis em cada uma das 266 mil vidas que mudaram de rumo dramaticamente no ano passado. Um quarto de milhão de brasileiros e brasileiras entraram no ano de 2011 para uma situação de deficiência ou de mobilidade reduzida por conta da guerra no trânsito impactando não somente o INSS e outros órgãos governamentais. Trouxeram consequências para muitas famílias, afinal, a maioria dessas vítimas é composta de jovens.
Beto Volpe
Descrição da imagem: acidente no qual uma moto branca ocupou os assentos dianteiros de um carro popular vermelho. A cena insólita está circundada por transeuntes e curiosos.
Casos de invalidez permanente de vítimas do trânsito se multiplicaram por quase 5 de 2005 a 2010
ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO
PAULO MUZZOLON
EDITOR-ADJUNTO DE “MERCADO”
"Sempre fui dinâmica, independente. Agora, não consigo trabalhar."
Desde que sofreu um acidente com moto, há um ano, Carlita Tarsiana Carvalho, 28, está afastada pelo INSS. Ela torce para recuperar os movimentos do braço esquerdo, hoje totalmente paralisado. "Já passei por cirurgia, mas não obtive resultado algum", diz ela, que trabalhava em um supermercado, repondo mercadorias nas prateleiras.
A história de Carlita representa uma situação cada vez mais comum. Casos de invalidez permanente entre vítimas de acidentes de trânsito se multiplicaram por quase cinco entre 2005 e 2010, passando de 31 mil para 152 mil por ano. Nos primeiros nove meses de 2011, houve novo aumento de 52%, para 166 mil, segundo números do Dpvat, seguro obrigatório pago por proprietários de automóveis.
Os dados revelam que a maioria dos acidentados - mais de 70% dos casos em 2011- usava moto e está em plena idade economicamente ativa (entre 18 e 44 anos).
O quadro preocupa a Previdência Social, que teme ter de arcar com os custos de uma geração de jovens aposentados por invalidez. "O que mais tem crescido é a concessão de aposentadoria por invalidez devido a acidentes com motos", diz Leonardo Rolim, secretário de Políticas de Previdência. "Há trabalhadores que só contribuíram [à Previdência] por cinco anos, mas que vão receber aposentadoria por invalidez pelo resto da vida." Projeções apontam que o INSS gastou R$ 8,6 bilhões com benefícios gerados por acidentes de trânsito. A cifra representa 3,1% de todas as despesas previdenciárias.
PREJUÍZO ECONÔMICO
O Dpvat classifica os casos de invalidez como leves, moderados e graves. O INSS considera que há situações em que, depois de um período de tratamento, o beneficiário pode voltar a trabalhar, ainda que em outra função. Mas, segundo especialistas, crescem os casos em que o trabalhador acaba tendo de se aposentar. Antônio Carlos de Souza, 49, acha que dificilmente voltará a ser motorista: "Não consigo subir escada ou dirigir, e já estou afastado há mais de três anos". Souza dirigia o carro da empresa onde trabalha numa tarde de dezembro de 2008 quando uma Kombi o atingiu. Após o acidente em estrada entre Jundiaí e Campinas (SP), ficou com uma perna mais curta do que a outra.
Segundo Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder, que administra o Dpvat, o forte aumento da frota de carros e principalmente de motos nos últimos anos explica a explosão dos casos de invalidez. "Qualquer acidente de moto pode gerar invalidez porque o motorista é mais vulnerável", afirma Xavier. De 2001 a 2011, as vendas de motos quase triplicaram, chegando a 1,94 milhão no ano passado. Em 2011, as vendas de carros atingiram 2,65 milhões de unidades, pouco mais que o dobro das de 2001.
O engenheiro e sociólogo Eduardo Vasconcellos diz que a explosão dos casos de invalidez gerados por acidentes com moto representa um prejuízo para os acidentados e para a economia do país. Ele diz que o cenário de acidentes com motos tende a piorar ainda mais nos próximos anos. "Existe um grande desafio que é o que fazer com as motocicletas." A preocupação com o problema levou a Previdência a reivindicar participação no Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para participar da discussão e da elaboração das políticas de trânsito.
Fonte: Folha SP
Cabe ao governo olhar com um pouco mais de atenção para tal problema tentando identificar suas causas já que as consequencias são visíveis. Leis que são criadas junto com as válvulas de escape já temos aos montes.
ResponderExcluirCabe tambem à mídia, enquanto formadora de opinião, ajudar da mesma forma como nos ajuda a formar opinião sobre o destino de peersonagens de novelas, ou vencedores e eliminados do BBB.
Cabe tambem a nós, os mais atingidos, a determinação de jamais dirigir sob efeito de álcool, momentos de stress, nervosismo, sono, excitação ao volante, etc.
Penso que ajuda profissional ou religiosa para combater esses momentos poderia tambem ser benvinda.
O que sabemos realmente é que não dá mais para ficar de braços cruzados, lamentando, culpando este ou aquele enquanto enterramos nossos parentes e amigos.
Toda família é atingida quando um de seus membros passa por tal situação. Afinal, ninguem planeja uma vida contando com esse tipo de acontecimento.
O assunto é sério, está na ordem do dia e merece uma discussão ampla, criteriosa e acima de sentimentos político-partidários.