Total de visualizações de página

Sou muito humorado. Se bem ou mal, depende da situação...

Em 1989 o HIV invadiu meu organismo e decretou minha morte em vida. Desde então, na minha recusa em morrer antes da hora, muito aconteceu. Abuso de drogas e consequentes caminhadas à beira do abismo, perda de muitos amigos e amigas, tratamentos experimentais e o rótulo de paciente terminal aos 35 quilos de idade. Ao mesmo tempo surgiu o Santo Graal, um coquetel de medicamentos que me mantém até hoje em condições de matar um leão e um tigre por dia, de dar suporte a meus pais que se tornaram idosos nesse tempo todo e de tentar contribuir com a luta contra essa epidemia que está sob controle.



Sob controle do vírus, naturalmente.



Aproveite o blog!!!



Beto Volpe



quarta-feira, 14 de março de 2012

Anvisa proíbe uso de aditivos para dar sabor ao cigarro

Ainda que antiproibicionista, acredito que as estratégias da indústria do tabaco para garantir a dependência da próxima geração são sorrateiras e subliminares, como a do falecido Camel, e tem que ser detidas. Há que ser melhorada, mas essa resolução tira de circulação um grande atrativo para a juventude ingressar no tabagismo, assim como muitos alcoolistas começam com o licorzinho depois do almoço. Parabéns à ANVISA.
Beto Volpe

Descrição da imagem: propaganda dos cigarros Camel, onde um fortão, descolado e delicioso camelo posa de óculos escuros, envolto em uma justíssima camiseta preta e calças jeans encostado em um belo conversível vermelho de braços cruzados, sob o céu azul. Naturalmente que ele está com um cigarro no canto da boca e com cara de que vai te fazer sofrer de prazer...


Para especialista em tabagismo, os aromatizantes tornam o cigarro mais atraente aos jovens
A indústria do cigarro sofreu mais um golpe nesta terça-feira (13). A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade a resolução que proíbe o uso de aditivos que dão sabor a produtos derivados de tabaco, como mentol e cravo. O uso do açúcar, porém, continua permitido. A indústria terá 18 meses para adequar os cigarros à nova regra. No caso de outros derivados de tabaco, como os fumos para cachimbos, o prazo é de 24 meses. A decisão não vale para produtos exportados para outros países.

De 2007 a 2010, subiu de 21 para 40 o número de marcas de cigarro com aromatizantes, segundo a Vigilância Sanitária. Uma pesquisa feita em 13 capitais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que o cigarro com sabor é o preferido entre adolescentes brasileiros que começam a fumar. "O cigarro da década de 60 e 70 não era agradável, mas havia uma propaganda que incentivava o consumo", explica a cardiologista Jaqueline Issa, do Instituto do Coração (Incor). "À medida que houve uma restrição da publicidade, a indústria precisou criar um produto mais atraente." De 15% a 17% da população brasileira é fumante hoje em dia. "Para alcançarmos um dígito, o caminho é difícil e essas coisas que parecem pequenos detalhes passam a ter uma importância enorme", comenta.
 
O texto original, colocado em consulta pública em novembro de 2010, previa a retirada, ainda, do açúcar. A sugestão seguia os princípios da Convenção Quadro do Tabaco, um acordo internacional com regras para prevenção e combate ao tabagismo do qual o Brasil é signatário. Mas produtores alegaram que o aditivo é indispensável para um determinado tipo de fumo, o Burley, o que causaria um problema para as famílias que dependem da produção de tabaco.

Demissões
Associações patronais e sindicatos de trabalhadores da cadeia produtiva do tabaco, além de entidades públicas de municípios produtores, divulgaram nos últimos dias na imprensa um manifesto conjunto em repúdio à resolução. No texto, o grupo alega que não há nenhum estudo que aponte uma relação entre a incidência de fumantes na população e a participação de cigarros com sabor no mercado.

De acordo com os representantes da indústria do tabaco, a proibição vai desestruturar a cadeia produtiva do setor, provocará demissões e incentivará o comércio ilegal de cigarros. O açúcar, portanto, ficou fora da proposta da Anvisa  e o tema deve voltar a ser discutido futuramente.

(Com Agência Estado e Agência Brasil)

3 comentários:

  1. Sim. Vamos todos nos enfiar em bolhas de vidro e ver a vida passar sem aproveitar nada que ofereça o mínimo risco. É melhor, quando estivermos nessa bolha de vidro, nem colocarmos o dedinho no ânus senão podemos contrair uma nova doença e a quem iremos culpar senão a nós mesmos, não é mesmo?
    Cada vez que passa o tempo, vejo que não há vantagem nenhuma em viver com muitos cuidados como se fosse um vegetal a mais na natureza. Minha avós está com 95 anos e depende de minha mãe para tudo, até para beber água e comer. Uma outra tia minha tem 103 anos e sequer consegue manter a cabeça de pé!
    De que adianta querer viver tanto? Isso acaba sendo uma maldição!
    Eu não fumo, mas não vou deixar de fazer o que gosto por causa da qualidade de vida. Agora nem se pode mais comer uma simples carne porque o Jornal Nacional acabou de noticiar que é perigoso e podemos morrer. Enfim... pra que viver sem poder fazer nada?

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano, querido, não creio que sejam necessárias bolhas de vidro, nem parar de comer carne vermelha. As orientações estão aí, segue quem quer. O que ocorre no caso dos cigarros docinhos é que eles têm o único objetivo de escravizar mais uma geração ao cigarro, do qual até hoje tento me libertar. Acho também que o objetivo não seja viver tanto, mas viver melhor. Sou prova viva de que é possível viver muito bem com limitações de toda ordem. Quanto ao dedo no ânus, até agora não soube de males à saúde por conta disso, salvo quando as unhas não estão devidamente cortadas, rs... Ai, lembranças terríveis... Beijos, querido.

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras. Não ligue muito pra esse meu jeito e ser.

    ResponderExcluir